sábado, 3 de outubro de 2009

Palestra: Gênero e Ditadura

Eu sempre reclamo e me sinto mal quando a minha mãe comenta dos mil eventos massa que ela tem acesso lá em Floripa... Aqui em Blumenau nunca tem nada...

Agora vai ter.
06/10
Palestra: Gênero e Ditadura no Cone Sul: questões para uma história presente.
Cristina Scheibe Wolff
Através de exemplos da pesquisa empreendida pelo Laboratório de Estudos de Gênero e História da UFSC, intitulada Gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul, procuro problematizar a questão da história do presente. Toda a história é uma história do presente, na medida em que, como aponta Marc Bloch, ela é elaborada com as indagações que o presente proporciona. Por outro lado, no caso das ditaduras, dos movimentos de resistência, da repressão, o passado se faz presente através da memória social e dos movimentos que buscam justiça. Ao pesquisar sobre as relações de gênero nas organizações de esquerda e sobre o surgimento e a influência do feminismo naquele período de ditaduras, nos deparamos com algumas das questões que se impoem para a história do presente: como escolher as fontes, como lidar com a vinculação entre a história que estamos pesquisando e escrevendo e os desdobramentos políticos desta questão, entre outras.
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998). Em 2004/2005 realizou pós doutorado na Université Rennes 2, na França. Atualmente é uma das coordenadoras editoriais da Revista Estudos Feministas e professora associada do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Mulheres e do Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, guerrilha, memória, sustentabilidade e indígenas.
Daí que eu vou né, claro!

Nenhum comentário: