segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Interacao Social I

E daí que eu andei reclamando dessa constante falta de comunicação, mas comunicação de verdade entre homens e mulheres, especialmente dentro de um relacionamento. Não, não foi bem reclamando, foi mais constatando. Pois eu já vivi situações assim e já vi muitas amigas minhas viverem a mesma coisa.

E coincidentemente eu estava estudando uns textos, até que cheguei em um que fala sobre a interação social na concepção de Piaget, e daí, . Eu sou muito tipo 100% egocêntrica, então mesmo se eu estiver lendo um texto sobre ursos polares vou encontrar alguma coisa que se aplica na minha vida e pensar: é mesmo, aqui é igual.

E então que esse texto fala basicamente sobre a influência da interação social no desenvolvimento humano, leia-se nas crianças. Mas so what que eu já sou adulta? Para falar de interação social no desenvolvimento da inteligência das crianças, o autor do texto teve que definir interação social como um todo. E foi daí que eu resolvi traçar esse paralelo entre o que eu andei escrevendo há alguns posts e o que eu li hoje.

O Homem como ser social

Rolou um exemplo de um pequeno diálogo, que transcrevo:

A – Na minha opinião, a obra de Freud é a mais importante em Psicologia...

B – Admito que seja importante; todavia, não diria que é a mais importante de todas, porque não aborda todas as facetas do comportamento humano.

A – Mas eu não estava pensando nesse aspecto quando falei da Psicanálise; estava pensando apenas no fato de que a obra de Freud reformulou totalmente as concepções de homem que antes eram dominantes.

B – Deste ponto de vista, faz sentido. Mas acho que não devemos esquecer que a importância de uma teoria também depende da sua abrangência e...

Esse seria um modelo de interação social equilibrada. E para Piaget, o “ser social” de mais alto nível é justamente aquele que consegue relacionar-se com seus semelhantes dessa forma “equilibrada”. Um fala, o outro concorda ou não e argumenta, e assim vai se seguindo a troca de opiniões e informações, sempre se valorizando a opinião do outro – mesmo quando não se concorda com ela.

Nenhum comentário: