quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Problemas de aprendizagem

Uma pesquisa divulgada pela UNESCO derrubou um antigo mito: dois terços dos problemas de rendimento escolar são provenientes da forma de ensinar, e não das condições econômicas do país, dos problemas emocionais do estudante ou da falta de estrutura familiar, como se acreditava até então.

****

Eu lembro que sempre trabalhei com professores meio derrotistas. Que sempre falavam que a culpa era do aluno. Que a culpa era dos pais. Que a culpa era da família. Que a culpa era da TV. Que não importava o que eles fizessem em sala, não faria diferença pois os alunos não aprenderiam.

Muitas vezes eu acho um pouco disso também. Eu acho que os alunos estão acomodados e desinteressados. E que isso acontece por culpa dos pais, que não estimulam nem dão exemplo. Acho que a família em geral é uma instituição praticamente falida, no que diz respeito ao seu papel social. E também que a TV é uma merda. Não bem a TV é uma merda, mas os programas que as crianças assistem são uma merda. Só que ao mesmo tempo, eu sempre falava para os professores: ok, tudo é uma merda, e agora, como vamos nos posicionar diante disso?

Cruzar os braços e pronto? Dar aulas apenas para bater o cartão ponto e dormir tranquilos? O desafio é superar todo esse ambiente burrificador e ainda fazer um bom trabalho, e conseguir ensinar. Tem alguma forma. Claro que tem. As crianças passam 4 horas por dia na escola. Será possível que elas conseguem, depois de 9 anos de ensino fundamental, saírem da escola analfabetos funcionais?

Eu não sei, mas eu acho que a culpa é sim da escola, e mais especificamente dos professores. São 4 horas por dia! 20 horas por semana! Faz a matemática e veja quantas horas a criança passa na escola. É admissível que não aprenda nada???

Um comentário:

JcMaba disse...

Oi Gê... esse assunto é bem complicado, não colocaria a culpa sobre os professores, tive vários ótimos professores q se matavam pra tentar melhorar o ensino e simplesmente os alunos não davam bola pra isso... tbm acho q tv é uma bosta por isso mesmo já faz muito tempo q não perco meu tempo na frente dela. Mais pra mim a grande culpa é a vida moderna em si, muito trabalho, falta de tempo para com os filhos, estresse, problemas, sendo q os pais de hoje já foram deixados meio de lado pelos seus pais. Seria mais ou menos isso...
Bj