terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Onde você guarda o seu racismo?

Se tem uma coisa que eu acho muito, mas muito engraçada, é quando alguém afirma (geralmente de maneira veemente) que não existe racismo no Brasil. Não sei em que mundo essas pessoas vivem. Mas não deve ser na Terra, e muito menos no Brasil.

Pergunte a qualquer negro... Se ele já sofreu preconceito. Vai se surpreender com as respostas. Capaz até de chorar.

Porque eu choro. Com muita freqüência, quando o assunto é esse. Choro porque não consigo acreditar que ainda existam pessoas que julguem alguém pela cor da pele. Choro de vergonha pelos meus semelhantes humanos. Choro por me colocar no lugar das pessoas que sofrem preconceito. Fico imaginando como ela se sentiu ao ouvir aquela declaração preconceituosa. Fico imaginando como deve ser andar na rua todos os dias e ver pessoas atravessando a rua por achar que você é um agressor em potencial. Imaginando como é alguém se recusar a lhe apertar a mão. Você acha que isso não acontece?

Pergunte a qualquer negro.
QUALQUER.

Encontrei esse vídeo, maravilhoso, no YouTube. Não sei de que campanha que é, não sei onde passou, não sei nem de quando é. Mas, pra variar, chorei né.

Nenhum comentário: