quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Segunda Sem Carne

Faz tempo que eu soube dessa notícia, mas eu pensei que era mais antiga ainda, por isso fui deixando para postar quando tivesse mais tempo para divagar sobre. Mas agora que eu descobri que quando eu fiquei sabendo da notícia ela era SIM fresquinha e eu perdi a chance de dar uma notícia em primeira mão por aqui... Bem, não tem mais desculpa, agora vai.

Paul McCartney lança 'Segunda Sem Carne' na Grã-Bretanha

Relatórios da ONU revelam que criação de animais de corte causa 18 % das emissões mundiais de gases estufa


Paul McCartney lançou na Grã-Bretanha a campanha Segunda-Feira Sem Carne("Meat Free Monday"), numa tentativa de ajudar a combater as mudanças climáticas. McCartney, suas filhas Stella e Mary e celebridades convidadas, incluindo Yoko Ono, percorreram um tapete verde no parque St. James, em Londres, em apoio à campanha que pede às pessoas que deixem de comer carne um dia por semana. A campanha já foi lançada nos Estados Unidos e Austrália. Relatórios da ONU revelam que a criação de animais de corte é responsável por cerca de 18 por cento das emissões mundiais de gases estufa, responsáveis pelo aquecimento do planeta - mais que a indústria global de transportes.

A redução do consumo de carne bovina, suína e de aves é frequentemente proposta como maneira de diminuir as emissões de gases. "Muitos de nós nos sentimos impotentes diante dos desafios ambientais, e pode ser difícil avaliar todos os conselhos que recebemos sobre como fazer uma contribuição significativa para um mundo mais limpo, mais sustentável e mais saudável", disse McCartney no site oficial da campanha na Internet. "Designar um dia da semana no qual se deixa de consumir carne é uma mudança significativa que todos podem adotar e que vai ao cerne de várias questões importantes, políticas, ambientais e éticas, todas ao mesmo tempo", disse McCartney no site www.supportmfm.org.

"Por exemplo, isso não apenas ajuda a combater a poluição, como também a promover a saúde melhor, o tratamento ético dos animais, o combate à fome mundial e a promoção do ativismo comunitário e político." A mulher de McCartney, Linda, que morreu em 1998, foi defensora ativa do vegetarianismo e dos direitos dos animais. Ainda é vendida uma linha de refeições sem carne que tem seu nome.

****

UM DIA POR SEMANA.
Você consegue?

Nenhum comentário: