sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Eu não sou boa nisso II

Não, não foram os recentes acontecimentos com a minha aluninha que me fizeram pensar que eu não sou boa em educação infantil. Foi tudo. Foi o contexto.
Não deu nada de errado, eu não saí da escolinha chorando ou nada parecido.

Eu simplesmente... não gosto.

Engraçado. Nesse tempo eu descobri que adoro crianças e que minha paciência é maior do que eu pensava. Descobri muito sobre educação e mais ainda sobre humanos. Descobri que eu consigo. E me dá uma sensação de segurança muito boa saber que eu nunca vou passar fome na vida, pois agora tem mais uma coisa que eu sei fazer, mais lugares onde eu posso trabalhar, mais habilidades que eu posso desenvolver.

Mas meu negócio é ensinar ensinar, sabe? Tipo passar 1 hora de aula ENSINANDO, com pessoas prestando atenção, anotando, ESTUDANDO, particpando, QUERENDO. Isso é que me empolga, essa coisa de dividir conhecimento, de aprender junto. Com crianças pequenas não é assim. Em uma aula de 1h, mais da metade é usada para manter as crianças em seus lugares, para pedir atenção, para amarrar cadarços, para explicar que não se deve bater no coleguinha.

Pelamor, eu não estou dizendo que isso não seja ensinar, claro que é, e na verdade eu acho que é a coisa mais difícil DO MUNDO, como já falei em outros posts. É tão difícil que eu não acho que esteja conseguindo fazer de maneira satisfatória, e isso sim está me fazendo não gostar. Porque pra mim é muito difícil. A gente sempre gosta mais das coisas que tem mais facilidade né?

E hoje eu concluo que o meu negócio é com adultos mesmo. Agora não há muito que eu possa fazer nessa área, mas quando eu estiver mais pra frente na faculdade quem sabe consiga um estágio em algum centro de alfabetização de adultos?!? Por enquanto, não desisti das crianças, apenas concluí que não é ali que eu quero investir meu tempo no futuro.

Nenhum comentário: