quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Eu não sou boa nisso

Eu tenho uma aluninha que tem problemas.
Ela tem só 4 aninhos e tem problemas.

Eu, claro, não soube lidar com isso.
Um dia, numa bela aula, eu disse: Agora nós vamos brincar de...
Imediatamente, a menina fechou a cara e foi pro canto. Expliquei a brincadeira, ela fazia que não com a cabeça. Mas não com cara de mimada chata não. Com cara de tadinha. De quem tava sofrendo. Quando estávamos quase começando a brincar, ela veio até mim e disse: Tchitcher, eu não quero brincar disso.

Ok, eu sou de uma formação escotista (hahahaha) e quando um escoteiro não quer fazer alguma coisa a gente manda fazer mesmo assim e pronto. Porque geralmente é birra, e quando eles estão lá fazendo, acabam se divertindo e curtindo. Então não tem xororô. Se o chefe mandou jogar tal jogo, todo mundo joga e acabou a discussão. Mas as criancinhas-micro são diferentes... Ô droga.

Eu disse: Mas vai brincar sim, tá? Todo mundo tem que brincar. (não grossa, queridinha)
Olhos cheios de lágrima, brincou. E odiou cada segundo.

Na aula seguinte, outra semana, eu já tinha até esquecido o ocorrido... Agora nós vamos fazer uma brincadeira...
Pronto. Começou a chorar. Mas não aquele choro de criança que quer iogurte no mercado, aquele choro irritante para encher o saco. Era um choro genuíno, vindo de dentro, de quem estava sofrendo. E sofrendo muito. Chorando mesmo, sem emitir som nenhum, só com a cara BEM de choro e muita, muita lágrima caindo.

Eu nunca vi criança não gostar de brincar!!!

Daí, claro, ela não fez a tal brincadeira, deixei ela ficar sentadinha. Também não sou TÃO porca assim. Só que acontece, interlocutores, que ela ficou assim A AULA INTEIRA. Ela nunca mais conseguiu parar de chorar. Pensa bem, 1h chorando é tempo pacas. Eu não me lembro da última vez que chorei por 15 min, mesmo tendo motivo. Eu perguntava as vezes por que é que ela não queria brincar, ela dizia que porque não. Eu não insistia.
Quando ela se sentiu confortável o suficiente, ela veio até mim, me puxou para baixo para falar no meu ouvido: Eu não gosto de brincar.
Por que?
É que eu não sou boa.

Opa opa... Pera. Pausa o filme, vamos de novo em slow-motion. Ela disse mesmo que ela não gosta de brincar por que não é boa...
EM BRINCAR?????

Sabe o que é pior? Ela é boa sim, ela é ótima em tudo que faz. Ela é a segunda menina mais inteligente da sala (nas avaliações senso comum que temos de inteligência), ela é a que faz os desenhos mais bonitos e mais caprichados, presta atenção nas aulinhas, é lindinha, fofinha e queridinha e eu duvido que, dentro dos limites que a idade impõe, tenha alguma coisa em que ela não seja boa.

A única conclusão que eu cheguei é que essa menina tem pais horríveis. Sério. O que andam fazendo com ela em casa? Claro, por que onde mais ela teria aprendido que "não é boa"? Na escolinha não, porque eu ESTOU lá, eu SEI COMO é lá, eles são ótimos, as profes são ótimas, os coleguinhas são fofos e nem imagino que ela tenha falhado a ponto de os coleguinhas terem falado uma coisa dessas para ela, porque como eu disse, ela é boa sim. E mesmo se isso tivesse acontecido, se os coleguinhas tivessem tido uma educação a la Uniban e tivessem rido da cara dela por algum motivo em alguma brincadeira, isso teria sido satisfatoriamente contornado pela equipe da escolinha. Então, sim, isso veio de casa.

Talvez eles (os pais) façam algo parecido com a minha mãe, que ganhava na cacheta de mim TODA VEZ, e eu sempre tive certeza que era péssima na cacheta. Daí vinha a minha avó e me deixava ganhar dela, e a minha avó já ganhou prêmios, medalhas e dinheiro em campeonatos de cacheta, então se de vez em quando eu conseguia ganhar dela, eu era um pouco boa sim!!! A minha mãe dizia que "o mundo é cruel e eu tinha que aprender a ver a realidade desde sempre", a minha avó queria deixar meu dia um pouco mais alegre naquele momento. Pra que fazer a vida da criança miserável só pra ela se acostumar com o mundo???

Quando ela crescer também vai perder, e tem que saber lidar com isso.
Ok, mas precisa perder TODA VEZ?

Eu não gosto dos pais dela. E as vezes não gostava da minha mãe também.

5 comentários:

Anônimo disse...

[url=http://www.penisenlargementv.com]Penis Enhancement[/url]
[url=http://www.penisenlargementv.com/vigr-plus.html][/url]
[url=http://www.penisenlargementv.com]penis enlargement pills[/url]
[url=http://www.penisenlargementv.com]natural penis enlargement[/url]

Anônimo disse...

Hello

This forum rocks.. I really liked it...

Cheers!

[URL=http://www.vpnmaster.com][IMG]http://openvpn.net/archive/openvpn-users/2005-05/pngd55nFojmJX.png[/IMG][/URL]

Anônimo disse...

Good day!

I just wanted to say hi to everyone

Cheers!

[URL=http://www.vpnmaster.com][IMG]http://openvpn.net/archive/openvpn-users/2005-05/pngd55nFojmJX.png[/IMG][/URL]

Anônimo disse...

[url=http://www.bollywood-latest.com/]Bollywood Blog[/url]

[url=http://www.bollywood-latest.com/]Bollywood News[/url]

[url=http://www.bollywood-latest.com/]Bollywood Gossip[/url]

[url=http://www.bollywood-latest.com/]Bollywood Actress[/url]

Anônimo disse...

So I pulled out the old credit card -- bought myself a [url=http://www.ordio.com.au/products/Fatman-iTube-ValveDock-Carbon-Edition-2.html]Fatman iTube Carbon[/url] and I am very glad to report that I am extremely pleased. I actually listened to one at a friend's house a few months back and just couldn't get that music out of my head because it blew me away. I searched everywhere for a great deal and finally found it at [url=http://www.ordio.com.au]Ordio[/url] in Westfield Bondi Junction. I rang them first and asked every question I could think of and everything was answered to my satisfaction so I went ahead and made the purchase. Shipping was surprisingly fast. Everything was perfect. I'm pretty darn happy and I'm playing it right now. Not sure if they dispatch outside of Australia but you won't be sorry if they do.

I am crazy happy about it...

Derek