sábado, 13 de março de 2010

Redação

Maior expectativa para a correção da minha redação.
Eita tema idiota.

Não entendo como eles podem pegar a disciplina "Psicologia da Aprendizagem", uma coisa que era pra ser no mínimo fantástica, e transformar nessa idiotice. Eu pensei que estando no ensino a distância estaria livre dos professores bestas que só matam o nosso tempo, mas... ledo engano... Eles conseguem matar o nosso tempo ao escreverem a apostila, cheia de lugares comuns e informações inúteis.

E daí fazem a redação com o seguinte tema: O Processo de Internalização.
Sendo que na apostila se falou 3 ou 4 linhas a respeito disso. E mil outras linhas enchendo lingüiça com a zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky (tema que já havia sido levado à exaustão em "Psicologia do Desenvolvimento"). Mas tá. Bufei umas 3 vezes enquanto fazia. Aquele bufo de ai-que-ridículo-isso. Mas cheguei depois a ter pesadelo. Porque fiquei com tanta raiva que escrevi bem mal feito. Daí sonhei que recebi a redação com nota 4. E ainda fiquei feliz, pois sabia que merecia menos que isso.

A redação acabou e here we go to Unidade 2. E eis que, a unidade inteira, é sobre o papel do psicólogo escolar. Sim. Parece uma coisa meio politiqueira assim. Pra gente entender que psicólogo é psicólogo e pedagogo não é psicólogo e que o sistema educacional não funciona sem psicólogo. Eu - ambiciosa demais, pelo jeito - esperava estar estudando coisas bobinhas assim, do tipo teorias da aprendizagem, a escolarização formal, princípios gerais da aprendizagem, principais abordagens teóricas, conceituação de problemas de aprendizagem, diagnóstico dos problemas de aprendizagem, a produção do fracasso escolar. Essas coisinhas aí que na minha humilde opinião qualquer pedagogo PRECISA dominar.

Mas não. O capítulo que falava sobre distúrbios de aprendizagem foi basicamente um ctrl+c ctrl+v de um artigo dizendo que a maior parte dos distúrbios de aprendizagem é na verdade mera dificuldade de aprendizagem. E pronto. Então é isso. Quando uma família vier questionar a dificuldade do filho na escola, eu vou ter um diploma na parede para responder: olha, a maior parte dos distúrbios de aprendizagem é na verdade mera dificuldade de aprendizagem. Eu não vi nada sobre dislexia. Eu não vi nada sobre TDH. Eu não vi nada sobre nada. E hoje eu tenho uma prova de 10 questões sobre... o papel do psicólogo escolar!

Nenhum comentário: