sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Túnel do tempo: Ser ou não ser professora

Esse texto eu escrevi em 01 de fevereiro de 2004, quando efetivamente desisti de fazer Direito e percebi que a sala de aula era meu futuro. Na época, havia decidido fazer Letras. Hoje, como muitos sabem, faço Pedagogia a distância na Uniasselvi. Mas as reações descritas abaixo ainda são verdadeiras.

****

Acho bem engraçada a reação das pessoas quando eu falo que vou fazer Letras e pronto. Claro, reagem das mais diversas maneiras. A única que ficou efetivamente feliz por mim foi a Tata, claro, pq eu sei que qualquer coisa que eu escolhesse a faria feliz, desde que ela me visse feliz também.
Mas a reação mais comum é a de pessoas que querem me salvar. Eu digo que vou fazer este curso e elas pensam por alguns segundos e me trazem mil outras opções de carreira que não seja dar aula. Ah, mas tudo bem, tendo 3 idiomas vc pode muito bem trabalhar com Comércio Exterior então... E meu pai: Que tal ser tradutora juramentada? E já recebi milhões de alternativas.
Será que é tão difícil assim prás pessoas aceitarem que o que eu quero é bem simples, DAR AULAS PRÁ SEMPRE??? Será que é tão impossível acreditar que eu efetivamente encontre prazer e satisfação dentro de uma sala de aula? Será que é tão incompreensível assim o fato de eu ser apaixonada por todos os meus alunos e cada manifestação de carinho da parte deles iluminar meu dia?

Tudo bem que toda professora de português é louca e chata. Tudo bem que, se não são loucas, são solteironas. Já pensei nisso. Conheço muitas professoras de português e normalmente elas reúnem as 3 qualidades: loucas, chatas e solteironas. Mas eu as amo mesmo assim.
Professora Cidália e a Professora Marilena são minhas inspirações, são as mulheres mais fantásticas que eu já conheci, mais divertidas, mais inteligentes, mais tudo. As melhores aulas do universo. Eu queria ser inspiração de alguém tb.

Nenhum comentário: