quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Tempo, tempo.

Todos os dias eu tenho uns 3 ou 4 pensamentos de coisas para escrever aqui, mas esses dias têm sido tão mas tão corridos que não consigo tirar 5 minutos para escrever nada.

Aquele paper, que eu queria tanto que fosse publicado, continua totalmente estacionado. O que me traz certa angústia, pois eu queria mesmo ter tempo para me dedicar a ele e deixar ele bem lindo. O assunto é legal, a bibliografia é rica, mas precisaria de pelo menos uma bela tarde na biblioteca da FURB selecionando e tirando cópias para depois sentar e escrever. Não falta muito. Na verdade ele já está todo escrito, o problema é que extrapolou o limite de páginas, SEM AS CITAÇÕES, então preciso resumir e acrescentar as tais citações... Isso leva tempo.

Na faculdade estou tendo a última matéria do semestre. E até agora a mais chata. Não tanto pelo assunto não ser interessante, o assunto é ótimo. Só que esse professor, sério, eu não sei o que ele tinha na cabeça quando escreveu o caderno de estudos. A única coisa que ele sabe fazer é compilar listas. E aí fica difícil.

A matéria é Didática e Avaliação. Po, qualquer pessoa que queira lecionar (ou já lecione) sabe que essa é pra ser uma das disciplinas mais supa-dupa do curso, que vai nortear todo o nosso trabalho durante o curso e na vida profissional. Mas o cara chega a me dar raiva.

Daí que um assunto é assim: Conceito de Didática. Ele vai lá e coloca uma lista de conceitos dos autores mais respeitados. Então tenho uns 5 ou 6 conceitos. Uns colocando a didática como meramente técnica e instrumental e outros colocando um olhar mais humano e social.
E assim vai nesse ritmo de listas e autores durante quase toda a parte da apostila que fala de Didática.

Depois quando entra a parte de Avaliação, que também deveria ser UAU, começa tudo de novo. Lista de conceitos de avaliação. Lista de características básicas da avaliação escolar. Lista de funções da avaliação. Lista de técnicas de avaliação. E daí, claro, que a faculdade onde estudo é mais uma daquelas que prega mas não faz, no final de cada tópico tenho uma prova. E essa prova, totalmente baseada em decoreba. Então tenho que decorar todas essas listas, porque as chances de aparecer uma pergunta discursiva do tipo: Segundo Libâneo, qual a principal função da avaliação? é muito grande. E quando isso acontece não importa quantas vezes eu tenha lido a apostila e entendido direitinho tudo e seja capaz de contribuir criticamente. Importa só se eu decorei que o Libâneo fala isso e Haydt fala aquilo sobre a função da avaliação.

É fogo. E eu não sei como tenho sobrevivido com notas boas, porque eu realmente não acho que eles saibam avaliar. Eu até desisti de ficar me exibindo com as minhas médias, pois cheguei a conclusão de que elas não são um espelho da profissional que irei me tornar, e sim elas só medem que eu sou uma bela "decoradora" de assuntos. Frustrante.

Nenhum comentário: