terça-feira, 22 de junho de 2010

Professores despreparados

Fizeram em 2009 uma prova com os professores da rede pública do estado de São Paulo. Preparada pela Unesp, pra saber se a galera está minimamente preparada para lecionar. Adivinha: a coisa tá feia em São Paulo. Mas eu me pergunto como estaria Santa Catarina se fosse aplicada prova semelhante por essas bandas... Aposto que não muito diferente.

Os highlights da matéria publicada no Estadão eu colo aqui, se você quiser ler na íntegra, o link é esse.

* Dos 181 mil docentes temporários que se submeteram ao exame de avaliação, cerca de 88 mil não alcançaram a nota mínima para lecionar. Ou seja, quase metade dos candidatos foi reprovada, não tendo acertado metade das 80 questões. Isso deixa claro por que a categoria se recusou a ser avaliada quando a medida foi adotada pelo então governador José Serra, em 2008.
-> Mas é claro que professor não quer ser avaliado! Claro! Se você não entende nada de eletromagnetismo, quer ser avaliado a respeito? Não! E a maioria dos professores não sabe nada da área que atua, nem nada sobre educação!

* No último concurso de ingresso para o magistério público, os resultados foram tão decepcionantes quanto os da prova de avaliação dos docentes temporários. Dos 261 mil inscritos, apenas 52.839 (22,8% do total) conseguiram obter a nota mínima de aprovação. Na disciplina de artes, 82% dos 13.003 candidatos foram reprovados. E, dos 29.519 docentes que disputaram as vagas de educação física, 78,8% não obtiveram a nota mínima.

* Em língua portuguesa, a taxa de aprovação foi 18,1%. Em biologia, ela foi de 20,4%; em história, atingiu 23,4%; em geografia, 32,3%; e em química, 33,2%.
-> Professor de Português que não sabe Português! Sério, me mata!

* Que tipo de atividade didática esperar de quem não conhece a disciplina que pretende ensinar?
-> SIM, essa é a pergunta!!!!!!

* A taxa mais alta de aprovação foi em inglês, onde 43,6% dos candidatos obtiveram a nota mínima de aprovação.
-> Hahahahaha é piada né? Só com essa dá pra ver que a prova talvez nem tenha sido tão exigente assim. Todo mundo sabe que professor de inglês de escolas regulares não sabe falar inglês. Salvo raríssimas exceções, claro.

* As situações consideradas críticas pelas autoridades educacionais ocorreram nas disciplinas de matemática e de física. Em matemática foram reprovados 89,3% dos 27.308 professores que participaram do concurso de ingresso. E, em física, a reprovação foi de mais de 93%, motivo pelo qual só puderam ser preenchidos 304 dos 941 cargos levados a concurso.

Daí sabe o que acontece? Os caras não são aprovados. Então não podem ser contratados, porque não atingiram nota mínima no concurso. E então eles vão lá na Gerência Regional de Ensino e se inscrevem para serem ACTs, ou professores temporários. E daí eles vão pra sala de aula do mesmo jeito. Do mesmo jeito. É fácil. Todo mundo sabe que a demanda por professores nunca vai ser suprida. Então todo mundo sabe que sempre vai ter vaga pra ACT. E pronto. Final feliz, né? Todo mundo empregado.

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