quinta-feira, 24 de junho de 2010

Maternidade

Quando perguntada sobre o que ela estava fazendo da vida, uma conhecida minha respondeu que agora ela é mãe. E acrescentou: "A melhor coisa que uma mulher pode ser". Eu tive que discordar. Quando criança, eu sempre quis ouvir minha mãe dizendo que eu era a melhor coisa da vida dela. Mas, crescendo, eu comecei a pensar que minha mãe era muito mais do que só minha mãe: ela era uma profissional, ela era uma intelectual, ela era um ser humano cuja vida se extendia para além do papel dela como mãe. Minha mãe tinha muito orgulho de quem ela era, como ser humano. E eu sou grata por isso, pois me ensinou que, antes de qualquer coisa, eu sou uma pessoa. Esse sexo biológico é apenas um dos muitos aspectos da minha vida, e não precisa ser a coisa que me define integralmente.

É verdade que ser mãe não é fácil. E não vem naturalmente. Como todas as outras coisas que humanos fazem, necessita ser aprendido. Para dominar a maternidade, são necessárias prática e paciência. Você confia no conhecimento já existente, você procura informações e você se adequa ao que acha que está de acordo com a sua visão de mundo. Se for para falar alguma coisa sobre maternidade, pode-se falar que é um dos trabalhos mais duros que existem, pois há tanta coisa em risco. Sem mencionar que é um trabalho em tempo integral, 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante anos... E na verdade nunca acaba...

Mas ser mãe não é "a melhor coisa que uma mulher pode ser". Pode até ser a sua missão na terra, mas isso não é uma consequência por você ser mulher. É sim a consequência de uma escolha que você fez, originada pela sua visão de mundo. Mulheres não são iguais, não são definidas pela sua capacidade de procriar.Nem todas as mulheres podem ou querem ter filhos. Isso significa que elas nunca atingirão seu potencial como seres humanos?

Nós todos tentamos fazer nossas próprias escolhas sobre nossas vidas. Mas dizer que maternidade é a melhor coisa que uma mulher pode ser é altamente problemático. Você pode dizer que maternidade é a melhor coisa que você escolheu ser, pois te realiza. Nesses casos, você quer transmitir aos outros que você está feliz e satisfeita com o que você tem na vida. Mas nem todo mundo pensa da mesma forma!

Tradução livre - lido aqui.

Nenhum comentário: