terça-feira, 15 de setembro de 2009

Educação Infantil: meu plano de aula

Para meu primeiro dia na educação infantil (ensinando inglês para o Jardim I e II), eu programei uma estrutura básica que seria seguida em todas as aulas. Sabe-se que crianças adoram uma rotina, adoram saber que depois da musiquinha vem a hora da história e que depois da hora da história vem a hora de colorir.

Então decidi:

1) Greetings
2) Review
3) Song
4) Vocabulary
5) Drill
6) Game

O problema é que pensei que 15 minutos para cada atividade seria um tempo ótimo. Super engano. Eles não aguentam nem 5 minutos.
Eu já tinha lido que o tempo máximo que uma criança consegue se concentrar é 7 minutos. Então talvez tenha sido estupidez minha mesmo. Ainda dei a sorte de começar justamente num dia chuvoso, então sem chance de fazer alguma atividade ao ar livre.

No Jardim I fiquei altamente desesperada, pois eles não sabem o que é inglês. Eles não sabem que falam português. Eles sabem que falam. Mas não sabem que falam UMA LINGUA, e que existe OUTRA LINGUA que é falada em OUTROS LUGARES. Porque não existem OUTROS LUGARES. Eles não sabem disso. Não conseguem nem imaginar isso. Daí fica difícil convencer que inglês é legal. Porque é difícil até explicar que inglês EXISTE!

Na parte de Greetings, ensinei hello e goodbye. Desisti do good morning depois de repetir 5x e ver que eles simplesmente não conseguem ainda pronunciar algo tão longo. Então ficamos no hello e goodbye.

Essa decisão de pular o good morning já queimou com a minha música, que era para ser aquela:
Good morning, good morning
And how do you do?
Good morning, good morning
I'm fine, how are you?

No Vocabulary, achei que o mais interessante seria começar com animais. Algo mais fácil de conversar e visualizar, diferentemente de cores ou formas geométricas. Escolhi 8 animais para o Jardim I e 16 para o Jardim II. Descobri da pior forma que 8 palavrinhas novas já era muito até para o Jardim II, imagina 16!!!
A atividade com os flashcards acabou sendo uma completa tragédia. As palavrinhas que eles repetiam 5x acabavam esquecendo em 5 segundos. Não consegui fazer de uma forma que realmente ficasse gravado.

Bom, mas talvez não era para ficar gravado de primeira mesmo. Talvez seja assim mesmo. Estou muito mal acostumada com os teens e adultos, que pegam tudo de primeira.

Por conta desse cálculo mal feito do número adequado de novas palavrinhas, eles não conseguiram gravar. E por isso a atividade seguinte, Drill, que basicamente é o reconhecimento e repetição infinita dos novos conteúdos, também foi um fracasso completo.

Muitas, muitas coisas para pensar até a próxima aula, na quarta-feira...

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, enquanto lia comecei a rir, pois foram as mesmas impressões e sensações que senti na minha 1ª aula com a educação infantil. Somos normais...rss...