terça-feira, 8 de setembro de 2009

O que? Educação infantil?

Ai... Como começar...

Quando eu decidi fazer Pedagogia - acredite se quiser - eu não tinha em mente nem por um segundo lecionar na educação infantil ou séries iniciais. De fato, esse é o destino de 99% dos egressos de Pedagogia, mas, bem, queria fazer o curso por lazer e para poder fazer uma bela pós em Língua Inglesa, mas nunca nunca nunca enfrentar criancinhas.

Mas olha o que o destino faz com a gente...

Cá estou, precisando de uns bicos, querendo variar um pouco e de repente o convite de uma colega de sala: Estamos precisando de professora de inglês para o Jardim I e II lá na creche, você não quer passar lá para conversar?
Claro!

Claro?
Fui na manhã seguinte, toda confiante e com a cara de quem domina o universo infantil para conversar com a dona da creche e a coordenadora. Parece que eu sei muito bem fingir a tal confiança, porque foi fácil pegar a vaga. Duas turmas, uma de 3/4 anos e outra de 4/5.
Ai disas... E agora?

Foi uma semana de puro desespero, mas em nenhum segundo me deu vontade de desistir. Vou encarar. Quero encarar. Como posso ser pedagoga e não ter experiência em sala de aula? QUERO TODAS AS EXPERIÊNCIAS DO MUNDO! Bring it on!

Hoje, quando finalmente terminei de preparar a primeira aula, estou toda cheia de mim. Foi difícil, ah foi... Li muito, li taaaanto e fiquei digerindo e processando as informações, e tomando notas... Criança gosta disso, criança gosta daquilo... Sugestões de jogos e atividades... Páginas e páginas de bloquinhos com anotações soltas e devaneios... Todos os dias lendo e relembrando e organizando o pensamento. Nada melhor do que tempo para se preparar. De repente, tudo se organizou, tudo fez sentido, e logo depois de um belo grito de EUREKA, comecei a escrever todo o plano de aula.

Não sei fazer nada nessa vida sem preparação. Preciso disso. A urgência me trava. Se olhar pra mim e disser: deu m***, Geórgia, improvisa alguma coisa. Pode esquecer. Branco total e cara de paisagem. Mas ao contrário, se me der alguns dias para preparar, eu posso ser a dona do mundo. Ufa.

Vai ser esta quarta-feira e vai dar tudo certo. As crianças vão me amar e eu vou amá-las também. E elas vão ser queridas, bem humoradas e fofas. E não vão fazer xixi na calça bem no meio da minha aula. Tudo menos xixi na calça, please!

Nenhum comentário: