domingo, 27 de setembro de 2009

Resultado Prova!

Finalmente!
Saiu o resultado da última prova, aquela de História da Pedagogia sobre a qual eu falei dia 05/09. Com 4 dias de atraso (eles tem o prazo de 30 dias para corrigir as provas e ainda conseguem atrasar mais 4), saiu, finalmente...

Eu precisava tirar 8.5 para sair com média final 9...

E tirei 10!!!
TIREI 10!

To boba!

A prova definitivamente não estava fácil. Não pra puxar meu próprio saco, mas não sei o que aconteceu, acho até que me deram esse 10 pra ver se eu paro de incomodar. Eram 3 questões:

1. No dia 5 de Outubro de 1988 foi promulgada a nova Constituição brasileira que dentre outros aspectos importantes apresentava mudanças significativas no contexto da educação nacional. O Art. 212, da Constituição de 1988, estabelece o repasse de determinado percentual arrecado pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios provenientes de impostos para a manutenção e desenvolvimento do ensino. Neste sentido, comente as medidas apresentadas no Art. 212, da Constituição de 1988 e, o percentual a ser repassado anualmente por cada uma das esferas do poder apresentadas acima.

2. O conceito de missões, também conhecidas como reduções surge a partir da compreensão de que não bastava apenas catequizar e batizar os nativos, era preciso permanecer entre eles e implantar um projeto civilizatório procurando impor certos preceitos europeus considerados ideais. Dentre os hábitos europeus promovidos entre os nativos estavam a alocação de famílias em abrigos independentes, regras de higiene, combate ao adultério e a embriagez entre outros além de estabelecerem um sistema agrícola. Neste sentido, discorra sobre as características do modelo civilizatório imposto pelos missionários aos nativos.

3. A Mesopotâmia é reconhecida por ter abrigado as primeiras civilizações já conhecidas pela humanidade e local onde os Sumérios, um dos vários povos que habitaram essa região, situada entre os rios Tigres e Eufrates desenvolveram um sistema de escrita denomidado cuneiforme dentre outras contribuições para as civilizações futuras. Sua educação, a partir da segunda metade do 3º milênio, voltou-se para a formação de escribas. Com base nessas informações, descreva esse modelo educacional.

A primeira questão para mim foi uma completa piada... Achei um absurdo eles pedirem que nós disséssemos quais os percentuais que deveriam ser repassados anualmente pela União, Estado e Municípios. Isso é pura decoreba. Explica por que um pedagogo precisa saber disso??? No dia em que alguém quiser saber desses percentuais, eu abro a Constituição e olho.
Acho que as provas deveriam se concentrar em coisas que realmente eu tenho que saber de cabeça. Chega de decorar números!!! Mas, de alguma maneira, eu decorei e acho que nunca mais vou esquecer, de tanta raiva que fiquei dessa questão.

Na segunda questão, eu estava tão revoltada com a primeira que desci lenha nos jesuítas. Falei que eles acabaram com a cultura indígena, não respeitavam as particularidades de cada tribo, e enfiavam goela abaixo os valores cristãos (eu detesto os valores cristãos). E que a lavagem cerebral deles era tão fraca e tão alienígena que assim que eles foram expulsos do país, NENHUMA missão manteve os hábitos que eles implantaram, mesmo após quase 200 anos de convívio. Tá certo que a maioria dos índios das missões foram mortos pelos Bandeirantes, mas mesmo os que restaram, não mantiveram o sistema implantado pelos jesuítas.

Já na terceira questão não havia o que dizer... Tive que dar uma super enrolada... Já que a educação na Mesopotâmia era reservada aos nobres e servia para criar escribas e funcionários do governo, dei uma viajada falando que até nos tempos atuais os bancos escolares são destinados aos privilegiados, que os detentores do poder optam conscientemente em manter os menos favorecidos ignorantes para continuarem a manipulá-los, sabe, essas coisas que professores-de-esquerda adoram ouvir/ler.

TIREI 10!
Média final 9.4.

Nenhum comentário: