quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dois pesos… artigo de Maria Rita Kehl

Esse eu encontrei AQUI.

********

Para o O Estado de S.Paulo

Este jornal teve uma atitude que considero digna: explicitou aos leitores que apoia o candidato Serra na presente eleição. Fica assim mais honesta a discussão que se faz em suas páginas. O debate eleitoral que nos conduzirá às urnas amanhã está acirrado. Eleitores se declaram exaustos e desiludidos com o vale-tudo que marcou a disputa pela Presidência da República. As campanhas, transformadas em espetáculo televisivo, não convencem mais ninguém. Apesar disso, alguma coisa importante está em jogo este ano. Parece até que temos luta de classes no Brasil: esta que muitos acreditam ter sido soterrada pelos últimos tijolos do Muro de Berlim. Na TV a briga é maquiada, mas na internet o jogo é duro.

Se o povão das chamadas classes D e E – os que vivem nos grotões perdidos do interior do Brasil – tivesse acesso à internet, talvez se revoltasse contra as inúmeras correntes de mensagens que desqualificam seus votos. O argumento já é familiar ao leitor: os votos dos pobres a favor da continuidade das políticas sociais implantadas durante oito anos de governo Lula não valem tanto quanto os nossos. Não são expressão consciente de vontade política. Teriam sido comprados ao preço do que parte da oposição chama de bolsa-esmola.

Uma dessas correntes chegou à minha caixa postal vinda de diversos destinatários. Reproduzia a denúncia feita por "uma prima" do autor, residente em Fortaleza. A denunciante, indignada com a indolência dos trabalhadores não qualificados de sua cidade, queixava-se de que ninguém mais queria ocupar a vaga de porteiro do prédio onde mora. Os candidatos naturais ao emprego preferiam viver na moleza, com o dinheiro da Bolsa-Família. Ora, essa. A que ponto chegamos. Não se fazem mais pés de chinelo como antigamente. Onde foram parar os verdadeiros humildes de quem o patronato cordial tanto gostava, capazes de trabalhar bem mais que as oito horas regulamentares por uma miséria? Sim, porque é curioso que ninguém tenha questionado o valor do salário oferecido pelo condomínio da capital cearense. A troca do emprego pela Bolsa-Família só seria vantajosa para os supostos espertalhões, preguiçosos e aproveitadores se o salário oferecido fosse inconstitucional: mais baixo do que metade do mínimo. R$200 é o valor máximo a que chega a soma de todos os benefícios do governo para quem tem mais de três filhos, com a condição de mantê-los na escola.

Outra denúncia indignada que corre pela internet é a de que na cidade do interior do Piauí onde vivem os parentes da empregada de algum paulistano, todos os moradores vivem do dinheiro dos programas do governo. Se for verdade, é estarrecedor imaginar do que viviam antes disso. Passava-se fome, na certa, como no assustador Garapa, filme de José Padilha. Passava-se fome todos os dias. Continuam pobres as famílias abaixo da classe C que hoje recebem a bolsa, somada ao dinheirinho de alguma aposentadoria. Só que agora comem. Alguns já conseguem até produzir e vender para outros que também começaram a comprar o que comer. O economista Paul Singer informa que, nas cidades pequenas, essa pouca entrada de dinheiro tem um efeito surpreendente sobre a economia local. A Bolsa-Família, acreditem se quiserem, proporciona as condições de consumo capazes de gerar empregos. O voto da turma da "esmolinha" é político e revela consciência de classe recém-adquirida.

O Brasil mudou nesse ponto. Mas ao contrário do que pensam os indignados da internet, mudou para melhor. Se até pouco tempo alguns empregadores costumavam contratar, por menos de um salário mínimo, pessoas sem alternativa de trabalho e sem consciência de seus direitos, hoje não é tão fácil encontrar quem aceite trabalhar nessas condições. Vale mais tentar a vida a partir da Bolsa-Família, que apesar de modesta, reduziu de 12% para 4,8% a faixa de população em estado de pobreza extrema. Será que o leitor paulistano tem ideia de quanto é preciso ser pobre, para sair dessa faixa por uma diferença de R$ 200? Quando o Estado começa a garantir alguns direitos mínimos à população, esta se politiza e passa a exigir que eles sejam cumpridos. Um amigo chamou esse efeito de "acumulação primitiva de democracia".

Mas parece que o voto dessa gente ainda desperta o argumento de que os brasileiros, como na inesquecível observação de Pelé, não estão preparados para votar. Nem todos, é claro. Depois do segundo turno de 2006, o sociólogo Hélio Jaguaribe escreveu que os 60% de brasileiros que votaram em Lula teriam levado em conta apenas seus próprios interesses, enquanto os outros 40% de supostos eleitores instruídos pensavam nos interesses do País. Jaguaribe só não explicou como foi possível que o Brasil, dirigido pela elite instruída que se preocupava com os interesses de todos, tenha chegado ao terceiro milênio contando com 60% de sua população tão inculta a ponto de seu voto ser desqualificado como pouco republicano.

Agora que os mais pobres conseguiram levantar a cabeça acima da linha da mendicância e da dependência das relações de favor que sempre caracterizaram as políticas locais pelo interior do País, dizem que votar em causa própria não vale. Quando, pela primeira vez, os sem-cidadania conquistaram direitos mínimos que desejam preservar pela via democrática, parte dos cidadãos que se consideram classe A vem a público desqualificar a seriedade de seus votos.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Tweets da semana

geofaust Georgia Martins
Agora tb tenho fotinho de criança :) Tomara q a @rosanemartins1 veja, fique com saudade e me compre um presente pro dia 12! :D
11 hours ago

eisse Ace
by geofaust
Dilma se o Serra tivesse mil caras voce acha que ele ia usar justamente ESSA?
11 hours ago

geofaust Georgia Martins
Boa noite pra vc q deu uma de doido e comeu um copo inteiro de requeijão. #gordosofazgordice
13 hours ago

geofaust Georgia Martins
Foi por isso q eu entrei e saí 1/2 hora dpois. RT @izidorokochjr: lado externo da Vila Germanica ontem... http://twitpic.com/2wfr98
13 hours ago

geofaust Georgia Martins
Depois de uma Oktober #fail, acordei as 8h pra levar café pro povo do LEO, voltei pra casa, dormi e agora acordei! Ainda to cansada!
15 hours ago

geofaust Georgia Martins
RT @Sen_Cristovam: É um insulto moral o acesso desigual à Educação e à Saúde,conforme a renda da pessoa.
15 hours ago

geofaust Georgia Martins
RT @eisse: Um bjo pra quem se irritou com a #oktober e voltou pra casa em busca de qualidade de vida (leia-se banheiros decentes e vazios)
15 hours ago

geofaust Georgia Martins
Vou almoçar com o pessoal do @LCBGermanica !!!!
9 Oct

geofaust Georgia Martins
Tablito tá mandando ver nas batatas fritas que sobraram do meu lanche. Esse gato nasceu pra ser de rua. E o Batata tá no alface, ele ama!
8 Oct

geofaust Georgia Martins
Eu conheço umas 30 pessoas q vão pro SWU. Se for pra ir prum lugar pra ver blumenauense, eu vou pra Oktober q é mais perto!!!
8 Oct

geofaust Georgia Martins
Pipow, da proxima vez q eu falar: to c/ fome, vou encomendar, vcs tem a obrigação de me lembrar QUE EU NAO DOU CONTA DE UM LANCHE ABERTO!!!
8 Oct

geofaust Georgia Martins
@cazBR Mas eu nao vo pra Oktober. Só amanhã, depois da fundação do @LCBGermanica #fato #oktoberfest
8 Oct

geofaust Georgia Martins
E ainda ficou insistindo!!! "O profe, e o meu beijo???"
8 Oct

geofaust Georgia Martins
Dai um dos meninos q tava na fila pediu um beijo. Eu dei, na bochecha. Depois da aula ele veio me falar q queria um beijo na boca. #medo
8 Oct

geofaust Georgia Martins
@cazBR Ao invés de falar "isso é fato", começa a falar "isso é de lei", fica mais istáile e gueto. :D
8 Oct

geofaust Georgia Martins
A 5a série hoje pediu um abraço. Fizeram fila e me deram super- abraços apertados um por um. Foi mto fofo, e claro q eu quase chorei...
8 Oct

geofaust Georgia Martins
MInha aluna me recomendando pruns amigos (e agora novos alunos): ela é A DEUSA do inglês!!! kkkkkkk Vou dar desconto pra ela, acho!
8 Oct

geofaust Georgia Martins
Eba, hora de contar historinhas da minha semana com meus alunos!!! :)
8 Oct

geofaust Georgia Martins
Mas que maravilha esse artigo!!! Perfect!!! RT @Okarasinski: A Direita Ruge http://tinyurl.com/25e8bgp
8 Oct

geofaust Georgia Martins
Essa é pra ti, @cazBR hahahahahaha RT @fabriciocardos0: Quem, depois de uma frase mais contundente, coloca #fato, de fato, é um mala
8 Oct

geofaust Georgia Martins
E só digo uma coisa: direção de escola pública é CALVÁRIO.
8 Oct

geofaust Georgia Martins
Minha diretora lá no Nilo (estadual) tb tira água de pedra. Nunca pensei q fosse ser assim até ver c/ os meus próprios olhos.
8 Oct

geofaust Georgia Martins
RT @LPCBueno: APP´s e direção faz das tripas coração p/ manter estrut física de esc municipal. às x c/ a merenda. Responsa que ñ é deles.
8 Oct

geofaust Georgia Martins
@rafa_licious Ai nao... Acordei as 5h hj e amanhã acordo as 7h! A festa aqui vai ser no quarto, com os gatos!
8 Oct

geofaust Georgia Martins
E pro dia das crianças eu aceito Green Eggs and Ham do Dr. Seuss. Obrigada.
8 Oct

geofaust Georgia Martins
Pronto, esperando meu Madruga Galinha do @MADRUGADAObnu ... AI Q FOMEEEEE!
8 Oct

geofaust Georgia Martins
#FF @audrey_lang @srtabia @flavialeticia @tatibodaneze @Liny_Marcelino @loserlife @opessoa @aninhafaust @vilmork @bruneuc @LPCBueno @sima0
8 Oct

geofaust Georgia Martins
@eisse Tenho 3 gatos q tb tomam água da torneira assim! Olha o Pirulito: http://yfrog.com/j343nrj http://yfrog.com/n1ai3cj
8 Oct

Hanarquia Hugo Maximo
by geofaust
feliz aniversário John! "i still believe all you need is love"
8 Oct

geofaust Georgia Martins
Daí que FODA-SE se eu to mega-dura, eu simplesmente NÃO vou entrar naquela cozinha agora pra fazer janta. Sugestões de delivery, please?
8 Oct

geofaust Georgia Martins
+ 1 sexta... Pra quem ñ lembra como foi a passada, foi acordar as 5h, 1h15 d bus, dar 10 aulas sem parar, 1h30 d bus e + 2 aulas até agora.
8 Oct

geofaust Georgia Martins
E por falar em sobrinha, tem mais uma (essa do coração) que é alvo das minhas saudades: http://yfrog.com/f3uf0j
7 Oct

geofaust Georgia Martins
Acabei de descobrir q to na lista Feministas da @srtabia e na lista mulheres que amo do @alexcastrolll ... Meu deus... Como eu to boba!
7 Oct

geofaust Georgia Martins
Ó deus, q saudade da minha sobrinha... http://yfrog.com/c8ikhccj Amo mais q tudo nesse mundo!
7 Oct

geofaust Georgia Martins
@eisse Faço cachorro quente qdo vc quiser, com xukrute e tudo, mas nada de gatos! :P
7 Oct

geofaust Georgia Martins
RT @misume: Será q dá p/ ao menos, tentar entender a diferença entre ser "a favor do aborto" e ser "a favor da descriminalização do aborto"?
7 Oct

geofaust Georgia Martins
Tá bom, tá bom, pra mim e pra @flavialeticia ! Chegas em qto tempo? De sobremesa tem sagu d vinho c/ creminho branco!
7 Oct

geofaust Georgia Martins
Atenção atenção! Vou fazer a minha clássica e lendária maionese! E só pra mim! HÁ!
7 Oct

geofaust Georgia Martins
Hoje à noite, só mais uma aula... Depois, limpar a casa... E estudar, estudar, estudar. E assistir House. Boa Oktoba pra quem vai!
7 Oct

geofaust Georgia Martins
Ganhei aumento de novo! 3 alunos novos, quem sabe agora eu consigo ir pra frente.
7 Oct

geofaust Georgia Martins
"Estudos mostram que a maior parte dos alunos que abandonam a escola são motivados por sentimentos de incompetência." Eu sou um lixo mesmo.
7 Oct

geofaust Georgia Martins
MEU DEUS, Terça Insana em Blu!!! @cazBR, super vamos? RT @lapolli: TERÇA INSANA - 16/10 - Teatro Uniasselvi - 20h
7 Oct

geofaust Georgia Martins
RT @TJunkes: Se vc usa guarda-chuva embaixo das marquises eu desejo do fundo do meu coração que seu/sua cônjuge vá para a oktober solito(a).
7 Oct

geofaust Georgia Martins
Mas q post lindo...: Amei, do começo ao fim... http://bit.ly/azOkGw
7 Oct

geofaust Georgia Martins
Parabéns, vc acaba de comprar um iPod Touch!!!!
7 Oct

geofaust Georgia Martins
Qualquer semelhança é SIM mera coincidência! Gente, eu dou aula há 10 anos, vcs não foram meus únicos alunos nem meus primeiros desistentes!
7 Oct

geofaust Georgia Martins
Falando de alunos desistentes na minha coluna no SitedeBlumenau, já recebi DIVERSOS emails de ex-alunos preocupados q eu tava falando deles.
7 Oct

geofaust Georgia Martins
Se alguém quiser me dar um presente, sinta-se a vontade: http://bit.ly/5k8948 DEMAIS!
5 Oct

geofaust Georgia Martins
Eu sofrendo pq não tava afim de cozinhar... E acabei de encontrar um MeuMenu penne ao molho parisiense no frizi! Uhu!!!
5 Oct

geofaust Georgia Martins
To fazendo um sagu de vinho BEM power. As 18h já estarei bêbada!
5 Oct

geofaust Georgia Martins
@opessoa NADA justifica agressão policial. Ainda mais se "xingou a mãe", tá brincando né? Eles são descontrolados então.
5 Oct

geofaust Georgia Martins
@opessoa Professor é guerreiro mesmo, mas as condições em SP são complicadas, qq um sabe.
5 Oct

geofaust Georgia Martins
Assisti, me arrepiei, meus olhos encheram de lágrimas. Vão lá, seus bunda-mole, votem no Serra. http://www.youtube.com/watch?v=atcWaMaFtUE
5 Oct

geofaust Georgia Martins
Esperando ansiosamente pelo resultado da minha inscrição na 3ª Edição do Curso para Multiplicadores/as das Oficinas Gênero na Educação...
5 Oct

geofaust Georgia Martins
@bruneuc Isso me deixa bem puta, e se escuta o tempo todo. Não trabalha quem é vadio, não estuda quem não quer... PORRA!
5 Oct

geofaust Georgia Martins
RT @bruneuc: @geofaust a maior contradição do mundo é uma sociedade ter como paradigma meritocracia E herança! mérito passa pelo sangue?
5 Oct

geofaust Georgia Martins
Vamos entrar num acordo? Esse negócio de meritocracia é bullshit, e quem discordar vai estudar tá?
5 Oct

geofaust Georgia Martins
Hoje eu comprei, finalmente, o Modernidade Liquida, do Baumann. To quase andando descalça e comprei um livro. Tá. Isso um dia rende frutos.
5 Oct

geofaust Georgia Martins
Então fechou né? Vou de Dilma. Precisa mencionar tudo que o PSDB NÃO fez enquanto estava lá?
5 Oct

geofaust Georgia Martins
sem precedentes históricos, d Escolas Técnicas e Inst Federais. Através do PROUNI, possibilitou-se o acesso ao ens sup a + de 700mil jovens.
5 Oct

geofaust Georgia Martins
foram construídos mais de 100 campi universitários pelo interior do País; e ocorreu a criação e a ampliação,
5 Oct

geofaust Georgia Martins
foram criadas e consolidadas 14 novas universidades federais; institui-se a Universidade Aberta do Brasil;
5 Oct

geofaust Georgia Martins
Este período do Governo Lula ficará registrado na história como aquele em que mais se investiu em educação pública:
5 Oct

geofaust Georgia Martins
Pode me chamar de Thomas Morus, mas foda-se.
5 Oct

geofaust Georgia Martins
Se quiser me deixar irritada é só justificar uma merda com o argumento "todo mundo faz!!!"
5 Oct

geofaust Georgia Martins
Vou começar agora então, colhendo a minha mini-fazenda. HAHAHAHA #prioridades
5 Oct

geofaust Georgia Martins
Vi a lista de leitura para mestrado, e vi q mta coisa é básica. E q eu tenho MTO trabalho pela frente. E q a minha formação foi bem podre.
5 Oct

geofaust Georgia Martins
Tá, a Monique não sabe q todo mundo assiste??? #descontrole #afazenda
4 Oct

geofaust Georgia Martins
@fanivoigt @rafa_licious Ouvi dizer que o Zan encontrou o @sima0 as 6h no Madrugadão PODREEEE q não sabia mais nem o proprio nome! Tsc tsc
4 Oct

A construção do meu feminismo

Li AQUI e amei. Grifos meus.

********

Foi em uma sexta-feira. Eu, estagiária-modelo, já pensava em arrumar minhas coisas para ir embora, pois eram quase 18 horas. Ela chegou desesperada, queria uma separação de corpos. Seu corpo estava todo marcado, manchas roxas no rosto e arranhões.

Não dá mais. Ela suplicava por uma solução no corredor do fórum nos tempos pré-Lei Maria da Penha. A oficial de Promotoria a conduziu para dentro da nossa sala. Eu estava perplexa. É claro que já tinha ouvido falar em violência contra a mulher. Tinha tido aulas sobre feminismo no colegial, na faculdade. Achava muito bonito dizer que não se nasce mulher, torna-se.

Mas ela estava ali. Na minha frente. Temia por sua vida, pela vida dos seus filhos. Não sabia se podia deixa-lo, dizia entre soluços. Não tinha dinheiro. Não sabia para onde ir. O que iriam pensar dela?

Eu que tinha feito intercâmbio, dirigia, votava, estudava Direito, pensava em ser juíza e era dona do meu nariz. Achava que o tempo do feminismo tinha passado. As conquistas foram necessárias, mas se dizer feminista era algo meio "demodé". Coisa de mulher reclamona. Hoje nos tinhamos direitos iguais, não?

Não. Aquela mulher na minha frente era a prova disso. Não éramos iguais. Havia homens que achavam que as mulheres eram suas propriedades, que eram menos, que podiam menos. E havia uma sociedade que fingia que não via, e concordava com isso.

E aos poucos fui olhando ao meu redor: eu trabalhava com 7 outras mulheres, mas nossos chefes eram todos homens; muitas de minhas colegas desistiam de ser juízas ou diplomatas por medo de não casarem por uma escolha profissional; isso era esperado de quase todas (senão de todas) nós: casar, ter filhos, cuidar da casa. Mulheres ainda recebem menos que homens, são julgadas pelos seus atributos físicos antes do seu intelecto, são forçadas a uma dupla jornada porque não há uma divisão do trabalho doméstico, são vítimas de violência simplesmente por serem mulheres.

A verdade é que o meu feminismo não surgiu naquele dia. Ele foi construído pelos meus questionamentos num mundo que dizia o que meninas podiam e não podiam fazer, pelas leituras de Simone de Beauvoir que minha professora de filosofia do colegial nos dava como tarefa, pelos blogs da Denise e da Cynthia, pela professora de Sociologia que na Faculdade de Direito entendeu ser mais importante nos ensinar o feminismo histórico do que Weber.

Mas naquele dia me descobri feminista. E é por aquela mulher e por tantas outras que ainda não têm voz, que hoje digo sem titubear que sou feminista.

sábado, 9 de outubro de 2010

Eita!

Meu chapéu velho, eu to muito sem tempo!

Penso no blog todos os dias, mas estou dando aula de manhã, de tarde e de noite (e a perfeccionista aqui leva quase 1,5 horas para preparar cada aula que dá), e ainda fazendo faculdade (terminando o terceiro semestre, eeee), e ainda me programando para grandes mudanças em 2011, e ainda participando do LEO Clube (nossa fundação é hoje à noite, eeee) e ainda tentando ser uma amiga, uma filha, uma irmã mais presente, mais querida, mais solícita. Daí de repente o blog não era mais prioridade.

E como eu estou lendo feito louca (descobri que se um dia eu quiser entrar no mestrado, tenho que ler MUITO mais q eu já lia - e já achava que era bastante só por ser mais do que a média), as idéias borbulham na minha cabeça. Eu teria uns 20 posts pra colocar aqui só agora de manhã, mas cadê o tempo para organizar o raciocínio?

Então por enquanto vou continuar marcando meu território aqui apenas selecionando o que encontro de melhor nos blogs que visito, (dá-lhe ctrl+c ctrl+v) deixando a minha opinião mais escondidinha por conta dos meus grifos, e quem sabe nesse feriadão eu consiga fazer algo mais produtivo...

Obrigada aos que pediram pra eu voltar pra cá, eu nem sabia que era lida hehehehe