terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Whaaaaaaat?

Como todo mundo que acompanha o blog já sabe, todo semestre eu tenho uma Prática Educativa para apresentar e um paper para entregar.

Tá.

O paper desse semestre, por sorte, é sobre Alfabetização e Letramento. Gostei, pq o do semestre passado foi sobre Lendas, parlendas e contos. Puah!

Daí lá foram as meninas tirar mais informações sobre a tal prática - que tem que estar relacionada com o paper. E pediram se rolava fazer a prática na creche onde uma delas trabalha. Gente. Oi? Paper sobre alfabetização e letramento? Numa creche? A pergunta delas já foi extremamente idiota por si só.

Mas o mais absurdo e inesperado foi a resposta da monitora. Disse que sim, porque na creche não há alfabetização mas há letramento, já que LETRAMENTO É QUANDO A CRIANÇA APRENDE AS LETRAS, APRENDE A DESENHAR O NOME.

?????????????????????????????????????

Me caiu os butiá tudo do bolso.

Vai se fuder, Uniasselvi.

As coisas que a gente tem que aguentar por um diploma. Desespero define.

Letramento é o resultado da ação de ensinar a ler e escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita.
Surge um novo sentido para o adjetivo letrado, que significava apenas “que, ou o que é versado em letras ou literatura; literato”, e que agora passa a caracterizar o indivíduo que domina a leitura, ou seja, que não só sabe ler e escrever (atributo daquele que é alfabetizado), mas também faz uso competente e freqüente da leitura e da escrita. Fala-se no letramento como ampliação do sentido de alfabetização. http://pt.wikipedia.org/wiki/Letramento

Nenhum comentário: