Trabalho invisível
de Tica
Marina (32) estava escrevendo, no computador. Pedrinho (3) ainda estava dormindo. Gabriel (35) se aproxima da Marina, todo orgulhoso:
- Olha, eu fiz a lancheira do Pedrinho hoje.
Marina retribui com um sorriso.
A pergunta é: quem faz isso nos outros dias?
Outro dia, Marina chegou bem mais tarde do trabalho e Gabriel, de pijamas, disse:
- Olha, eu coloquei toda a louça na pia.
A Marina retribuiu com o mesmo sorriso.
E, a pergunta é: quem é que vai lavar?
Se as mulheres fossem fazer como o Gabriel, e listassem as coisas que fizeram para "ajudar" em casa, a lista seria enorme.
Oi Gabriel! Olha, hoje eu acordei, arrumei a nossa cama, coloquei o café da mesa e depois lavei a louça e guardei as coisas na geladeira. Enquanto isso, estava de olho no Pedrinho. Aí deixei o Pedrinho na escolinha e fui pro trabalho. Na volta passei no supermercado. Tinha que comprar os produtos de limpeza que a faxineira me pediu. Que bom que eu tenho conseguido pagar a faxineira! Passei na papelaria pra comprar uns materiais que a escolinha do Pedrinho pediu também. E quando eu cheguei em casa, vi que precisava comprar mais papel higiênico. Aproveitei pra tirar o lixo do banheiro…..
As vezes parece que umas coisas são feitas automaticamente. Aquela xícara de café que você deixou na pia da cozinha se lavou sozinha! O lixo do banheiro sumiu! Nunca falta sabão em pó pra colocar na máquina de lavar roupa. E a roupa de cama é uma delícia quando está lavada e bem passadinha.
Todas essas coisas são fundamentais pra nossa vida andar. Não se resolvem num passe de mágica. As mulheres gastam bastante tempo pra fazer.
Os dados da Pnad 2007 mostram que 89,9% faziam afazeres domésticos, enquanto entre os homens o número era de apenas 50,7%. As mulheres dedicavam 27,2 horas por semanas ao trabalho doméstico, enquanto os homens 10,6 horas.
E aí, vamos dividir?
Um comentário:
A divisao é válida e até necessária.
Mas estes gestos de dizer "fiz a lancheira do Pedrinho hj" são bonitos, uma demonstração de carinho. Eles não devem se extinguir.
Postar um comentário