Ah mas que boa pergunta.
Eu desconheço a resposta. Mas posso divagar a respeito.
Acho que o jeito mais fácil de se apaixonar pela língua é se apaixonar por algum país que a fale. Pode ser Austrália, Inglaterra, Estados Unidos, África do Sul, até Kiribati, que seja. Mas quando você começa a se interessar pelo país, parece que todo o resto vem como consequência.
Porque primeiro você se apaixona pelo país. Logo quer saber um pouco mais sobre sua cultura. O que falam, o que comem, o que escutam... O próximo passo é querer saber mais sobre sua história. Aluga filmes, lê livros... Logo procura pessoas do país para se comunicar... Planeja viagens para esse país... Sonha... E tudo isso está sempre cheio do idioma, claro.
Como toda paixão, tem que estar cercada de admiração. Dificilmente você vai curtir inglês se for um super-ultra-anti-estadunidense que odeia o imperialismo e a cultura norte-americana. Logo, por consequência, dificilmente você vai conseguir aprender inglês.
O interesse vem da admiração, e a paixão também. Admirar seu povo, suas produções, sua história, seus pontos turísticos, suas conquistas, o que quer que seja... Fica tão mais fácil! Tão mais gostoso aprender! Tão mais motivador ir para as aulas!
Mas o aluno não quer nem perder tempo achando alguma coisa para admirar.
É complicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário