domingo, 20 de junho de 2010

Filmes serão obrigatórios nas escolas

Li AQUI.

Estudantes de escolas públicas e privadas serão obrigados a assistirem, no período de um mês, a pelos menos duas horas de filmes nacionais. A proposta faz parte de um projeto de lei aprovado ontem pela Comissão de Educação do Senado.

De acordo com o texto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), essa exibição passa a ser um dos componentes do currículo escolar. O objetivo, segundo o político, "é disseminar a cultura na rede pública a um custo reduzido e despertar nas crianças o interesse pelas produções nacionais".

– Escola sem cultura não é escola. É difícil fazer teatro em todas as escolas, mas cinema é perfeitamente possível. Com isso, a gente vai criar uma demanda para os filmes no futuro. Quando essas crianças crescerem, vão começar a ir ao cinema com mais frequência, entender e gostar mais dos filmes brasileiros – declarou o senador.

Para a pedagoga Maria Márcia Sigrist Malavasi, coordenadora do curso de Pedagogia da Unicamp, o projeto é interessante para a formação, mas ele não deve se resumir apenas a uma prática de recreação. Não há prazo para o projeto entrar em vigor.

********

Eu amo o Cristovam Buarque, amo mesmo, mas de todas as prioridades na área da Educação, ficar gastando hora-aula para assistir filme nacional não é um pouco bobagem???
Até porque a observação da pedagoga no último parágrafo da notícia VAI se concretizar: vai virar recreação. Ela foi bondosa, pois a palavra certa seria bagunça.

Nenhum comentário: