segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Xurupitinho doente

Como se não bastasse tudo o que o coitado já passou, logo nos primeiros dias do ano o meu querido já está sofrendo.

Fomos para Floripa eu e o Xurupito passar uns dias na casa dos meus pais. Nos três primeiros dias, tudo normal, e lá pelo dia 28 ele simplesmente parou de fazer cocô. Esperei um dia, esperei dois, achei que era nervosismo, e nada.

No dia 01 fui tentar massagear ele um pouco e senti uma super bola dura no intestino. Eu não sou muito boa com tato, geralmente quando a Dra. Rose me manda sentir alguma coisa nos meus bichinhos eu não consigo identificar nada, mas essa super bola dura eu senti. E me assustei. Tentei massagear ele um pouco, para colocar as coisas no lugar, mas não acredito que tenha surtido efeito.

Viemos para casa dia 02 e dei Malt Paste, que é um produto a base de malte que auxilia na dissolução de possíveis bolas de pêlo. O recomendado é 3 cm dessa pasta por dia, durante algus dias, e depois quando regularizar, apenas 1x por semana (que eu lembre - não estou com a bula aqui). Dei 3 cm no sábado a noite. Nada. Dei mais 3 cm ontem de manhã. Nada. Mais 3 cm ontem de tardinha. Nada também.

E o pior era ver ele no banheirinho horas, vezes seguidas, fazendo a maior força, fazendo barulhinhos de força e tudo. E não saía nada... Volta e meia ele dava uns berros, que eu antes achava que era começo de ataque epiléptico, mas agora acho que era de dor mesmo.

Levei-o na Dra. Rose hoje de manhã cedinho, e o diagnóstico foi na hora: fecaloma - cirurgia.

Fecalomas basicamente são bolas de pêlos que, junto com o bolo fecal, obstruem o intestino. Eu não tive tempo de me aprofundar muito com a Dra. Rose, mas acho que é um estágio de obstrução que não adianta mais fazer lavagem ou algo do tipo. É só com intervenção cirúrgica mesmo.
Mas a pior parte é que aparentemente esse fecaloma não é de 5 dias não. Ele já vem se formando há tempos. Ou seja, mesmo que ele fizesse cocô mais ou menos regularmente antes dessa parada total, estava acumulando coisas no intestino. O que significa que o intestino dele não está trabalhando adequadamente. Provavelmente por causa das fraturas na bacia. E o futuro não é muito promissor não. A previsão é de que ele vai continuar a desenvolver fecalomas, e algumas outras cirurgias virão pela frente.

Mas eu tenho um plano. :)

Nenhum comentário: